segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Uma criança, com uma velha alma.


Me sinto em um momento de recomeço.

Compreendo que as coisas da vida têm o significado que eu atribuí a elas.

E as pessoas também...

Antes eu compreendia isso racionalmente, e agora SEI com toda a profundidade do meu ser.

Como se, em minha experiência no exercício da dor e na constatação (inevitável) a quem vive nesse mundo, a respeito da impermanência de coisas e pessoas em minha vida, eu decidisse apenas OBSERVAR.

Observar a tudo de um local sagrado, um local de paz interior, uma perspectiva mais elevada.

E, nesse lugar, sinto minha alma mais sábia, mais expandida, mais...velha.

E também sinto em meu ser uma criança curiosa, que a tudo é capaz de experimentar, em plena liberdade e ausência de julgamento.

Uma criança que, apesar de tocada pela tristeza e experimentando a queda após sucessivas tentativas de caminhar, não tem medo de se levantar e seguir adiante.

Que observa e respeita o caminho trilhado por seus mestres, mas sabe que é plenamente capaz de trilhar seu próprio caminho.

Que ama a vida em todos os seus contrastes.


INOCÊNCIA - OSHO

" O velho homem irradia no mundo uma satisfação de criança. Há uma atmosfera de graça á sua volta, indicando que ele está bem consigo mesmo, e com o que a vida lhe proporcionou.

Parece que ele está conversando alegremente com o louva-a-Deus em seu dedo, como se os dois fossem os maiores amigos. As flores cor-de-rosa que cascateiam em torno dele representam um tempo de deixar acontecer, de relaxamento, de doçura. Elas são uma resposta á sua presença, um reflexo de sua própria natureza.

A inocência que advém de uma profunda experiência de vida é semelhante á de uma criança, sem ser infantil. A inocência das crianças é bela, mas ignorante. Ela será substituída por desconfiança á medida que a criança for crescendo e aprendendo que o mundo pode ser um lugar perigoso e ameaçador.

A inocência, porém, de uma vida plenamente vivida tem um quê da sabedoria e da aceitação da vida em eterna mudança"