domingo, 27 de setembro de 2009

Um pouco de poesia...

... e uma reflexão verdadeira, nas palavras de Rumi, poeta e mestre sufi do século XIII:



“Ninguém fala para si mesmo em voz alta.
Já que todos somos um,
falemos desse outro modo.

Os pés e as mãos conhecem o desejo da alma
Fechemos pois a boca e conversemos através da alma
Só a alma conhece o destino de tudo, passo a passo.

Vem, se te interessas, posso mostrar-te.”


“Passado e futuro afastam Deus de nossa vista, ponha fogo em ambos.”

domingo, 20 de setembro de 2009

Soulmates

Dedico este post a todos os meus companheiros de alma, agradecendo...
Por me enxergarem dentro de mim mesma, nas diferentes fases, circunstâncias e situações. Por me ajudarem a olhar para dentro de mim e encontrar minha verdadeira essência.

Soulmates – Companheiros de Alma

Amo a palavra soulmate. Gosto mais da versão inglesa do que em português, “alma gêmea”.
Porque alma gêmea, em português, me lembra algo pela metade. Como se sua alma fosse incompleta e precisasse de uma gêmea, uma outra para te completar.
Algumas pessoas acreditam nisso. Não desrespeitando crenças individuais, apenas discordo. Acredito que qualquer relacionamento, para ser saudável, não deve se basear naquilo que supostamente está “faltando”. Carência só gera frustração e dor.
Nada de bom pode ser criado através da carência e da dependência emocional de um outro ser, seja ele pai, mãe, filho, irmão, amigo ou companheiro/a.
Todas as coisas boas nascem da plenitude, não da carência.
Voltando á soulmate... A tradução literal do inglês não quer dizer alma-gêmea, e sim algo como companheiro/a de alma.
Esse conceito é mais amplo. Todo mundo sabe quando encontrou um companheiro da sua alma. Essas pessoas podem estar em qualquer lugar, mas estão sempre junto de você. Pode ser alguém da sua família. Pode ser algum amigo especial. Pode ser um grande amor. Ou um grande mestre.
O que estas pessoas te dizem toca imediatamente o seu coração e acende uma luzinha na sua alma. Algo que te soa familiar, como se você já tivesse ouvido aquilo antes, ou aquilo era exatamente o que você precisava ouvir agora... você se sente em casa perto destas pessoas. Mas não há cobrança. O momento com elas é perfeito, mesmo sendo imperfeito: vocês permitem que tudo seja do jeito que é.
Estas pessoas podem ter ido embora da sua vida, morar em outra cidade ou outro país. Vocês podem ter passado meses, anos sem se falar. Então, por algum motivo, se reencontram, e é como se nunca tivessem se separado.
Acredito que estas pessoas são raras em nossas vidas.
Por isso são tão especiais para nós.
por Mariana Conceição


Citando Clarissa Pinkola Estés, em Mulheres que correm com os lobos (novamente...)

“ Ter um companheiro/amigo que a considere como uma criatura viva em crescimento, tanto quanto uma árvore que cresce a partir do chão...
...um companheiro e amigos que apóiem a criatura que existe em você...são essas as pessoas por quem você está procurando.Elas serão amigas da sua alma pela vida afora.
A escolha criteriosa de amigos e companheiros, para não falar nos mestres, é de importância crítica para continuar consciente, para continuar intuitiva, para manter o controle sobre a luz incandescente que vê e sabe”.

domingo, 13 de setembro de 2009

Por que este blog ?

O objetivo deste blog é extravasar uma paixão.
Uma paixão que me acompanha aonde quer que eu vá.
A natureza desta paixão, em oposição á outras que tive ao longo da vida, não é transitória: é constante, incessante, permanente e se renova a cada instante.
Ao contrário das outras paixões que já tive ou possa vir a ter, essa nunca me despertou ciúmes: permito que os objetos da minha paixão se libertem de mim e depois voltem, e que me encantem e surpreendam em novos e interessantes arranjos.
Através de uma música. Um texto curto. Um longo livro. Uma conversa com alguém, ou alguma lembrança de conversa com alguém que já se foi.
Mas as palavras sempre ficam.
E permito, e desejo até, que me encontrem outros “apaixonados”. Venham e que sejamos cúmplices, compartilho aqui o que escrevo, vejo e sinto.
Podem citar livremente o que está aqui, apenas peço que creditem devidamente os autores dos textos.

Como não poderia deixar de ser, terminarei este post com um trecho de um de meus livros favoritos, Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés.

“Qual é o alimento básico para a alma? Bem, ele difere de uma criatura para outra. Seguem-se, porém, algumas combinações. Considerem-nas uma parte da macrobiótica psíquica. Para algumas mulheres, o ar, a noite, o sol e as árvores são necessidades vitais. Para outras, somente as palavras, o papel e os livros conseguem saciá-las...”

Eu acredito que sou uma destas mulheres...